Entrevista - Fernando Miranda

O Blog do Futmesa Capixaba está fazendo a segunda entrevista mensal, e este mês escolhemos o botonista Fernando Miranda para conversar, nada mais justo ser ele o convidado, porque recentemente Fernando conquistou o título de campeão do Campeonato Municipal de Vitória 09 (classificação geral).

Espero que gostem da entrevista e em breve teremos mais.

Quanto tempo joga futebol de mesa? Qual time de coração e qual seu time de botão?

Fernando: Na regra oficial jogo há aproximadamente 20 anos (desde os 15 anos). Mas, antes disso brincava com o velho e bom Estrelão na minha rua.
- Meu time de coração é o Mengão. No futebol de mesa já joguei com vários times. Entretanto, os mais importantes foram: Palmeiras, Corinthians, Flamengo e o glorioso Barcelona.


Sua avaliação sobre o futebol de mesa no Estado?
Fernando: O futebol de mesa aqui no ES tem sido praticado em altíssimo nível. Temos grandes jogadores e estamos evoluindo em grupo. Tanto, que já somos considerados por muitos como a segunda força do Brasil na categoria Liso.

Qual é o títulos que você considera o seu “xodó”? E qual você quer ganhar ainda?
Fernando: Sem dúvida o grande xodó é o Norte-Nordeste 2008.Eu havia perdido 4 finais nacionais (2 Brasileiros, 1 Sul-Brasileiro, 1 Norte-Nordeste) e já estava meio conformado com essas colocações (que são excelentes). Mas, nunca desisti de treinar para chegar ao topo um dia... Quando aconteceu foi bom demais! Aquele final de semana parece um sonho!!!Para coroar a carreira faltava um Brasileiro né? Mas, não basta querer, tem que treinar muito! Vamos ver se ainda dá tempo...

Qual foi a importância de ganhar o NN 2008 para você e para o ES?
Fernando: Para mim foi alcançar uma meta e um sonho. Para o ES foi perceber que se um amigo da Associação conseguiu, todos os outros associados também podem. Serviu para tornar mais real a possibilidade de um capixaba vencer.

Qual a importância de ganhar o Campeonato Municipal de Vitória?
Fernando: Desde a conquista do Norte-Nordeste dei uma relaxada (sensação de dever cumprido) e acabei não conquistando mais nada aqui no estado (lógico que não foi só isso, a ABC melhorou como um todo e está cada vez mais complicado conquistar um título).

- Vencer o Municipal (pela terceira vez) me fez voltar a pensar no cenário capixaba e me motivou a tentar chegar em mais torneios. Não adianta ficar pensando em brasileiro e norte-nordeste o ano inteiro. É jogando bem em casa que a gente “se credencia” (na linguagem da ABC) para os torneios nacionais.

Esse é o segundo ano consecutivo de Campeonato ABC com duas divisões, qual o ponto positivo e negativo dessa fórmula de disputa?

Fernando: Sinceramente acho que isso foi uma grande evolução na nossa forma de disputa e não vejo pontos negativos. Anteriormente tínhamos 4 ou 5 jogadores lutando pelo título e uma galera jogando para cumprir tabela. Hoje todo mundo tem um objetivo no campeonato. Uns lutam para vencer suas divisões, outros para subir ou não cair. Dessa forma ninguém fica desmotivado, pois até a última rodada tudo pode mudar.

Em 2009, teremos surpresas no Campeonato ABC?

Fernando: Acho que não existe surpresa num campeonato de pontos corridos. No desenvolver do campeonato o futuro campeão vai escrevendo sua história.

Com base no NN 2009 e Brasileiro 2008, quais são as chances de conquistas no Brasileiro 2009 para o ES?
Fernando: Não acho que as chances são baseadas nas competições passadas. E sim, no nosso elevado nível técnico. Temos que nos concentrar, jogar como equipe e ver o que dar. Os favoritos sempre são os baianos. Nós estaremos lá somente para incomodar.

O Espírito Santo e a Bahia podem ser considerados potências do futmesa nacional, ou tem algum estado que pode se tornar grande surpresa com o tempo?
Fernando: Na categoria LISO temos: Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
Lembrando que o Rio Grande do Sul entrou na categoria há pouco tempo e nos próximos anos pode se tornar uma grande potência.


Qual a sua mensagem para quem joga futebol de mesa aqui no Estado?
Fernando: Três mensagens: “Jogar botão por prazer e para fazer amigos!”, “Nesse jogo só os persistentes sobrevivem!” , “Quer levantar troféu no churrasco de fim de ano??? Então treina infeliz...”

Gostaria de agradecer ao Fernando por aceitar o convite do Blog Futmesa Capixaba.

0 comentários:

Postar um comentário