Entrevista - Rubens Filho

O Blog do Futmesa Capixaba está fazendo a entrevista mensal, e este mês escolhemos o botonista Rubens Filho para conversar, nada mais justo ser ele o convidado, porque foi eleito no mês de dezembro o novo presidente da Federação Capixaba de Futebol de Mesa.
Espero que gostem da entrevista e em breve teremos mais.

Quanto tempo joga futebol de mesa? Qual time de coração e qual seu time de botão?
Comecei a jogar Futebol de Mesa ainda garoto, na rua onde morava, com uma turma de amigos. Era um campo menor e regra era mais ou menos parecida com a regra que jogamos hoje na ABC. Meu time de botão sempre seguiu a escolha do time de coração: Flamengo.


Sua avaliação sobre o futebol de mesa no Estado?
Houve uma evolução muito grande. Inicialmente passamos por um período em que o esporte sofreu por uma adaptação em função da implantação da Regra Baiana, onde tivemos José Maria Feu Rosa com principal expoente.
Posteriormente tivemos um período de projeção do esporte, período em que diversas pessoas contribuíram para a difusão do mesmo. Nesta fase podemos destacar sem medo de errar o trabalho desenvolvido por Rafael.


Porque quis se candidatar a Presidente da ABC?
A minha candidatura a Presidência da Federação não foi uma escola minha. Recebi um convite de pessoas amigas e aceitei. Para ser franco nunca havia parado para pensar na possibilidade de ocupar esta função. Estive a frente de associações em um período passado e, em função de obrigações profissionais tinha assumido uma postura de mão me envolver diretamente com administração de entidades do futebol de mesa.

Sua expectativa diante desse novo desafio que é ser presidente da Federação?
A Federação vem desenvolvendo um trabalho excelente. Minha expectativa é que pelo menos possa manter o mesmo nível de trabalho. Sei que será uma tarefa muito árdua, afinal da continuidade ao trabalho que vem sendo feito é uma grande responsabilidade. Contamos com a experiência e o apoio do Rafael.

Você gostaria que a Federação tivesse um espaço no Blog do Futmesa Capixaba?
Certamente. O Blog do Futmesa Capixaba tem demonstrado ser hoje o principal meio de difusão do esporte no Estado. È um trabalho sério e bem estruturado e pelos acessos podemos verificar que tem sido bastante procurado por pessoa que jogam o futebol de mesa.

Deixando a federação de lado um pouco, quais são as suas metas de títulos para 2010?
Hoje o futebol de mesa para mim tornou-se uma grande diversão e um passatempo onde encontro meus amigos e convivo com pessoa muito alegres. Não entro mais em campeonatos com a aquele propósito firme de ser campeão, entretanto qualquer bobeada dos meus adversários posso tentar uma classificação melhor.

Com base no NN 2009 e Brasileiro 2009, quais são as chances de conquistas esse ano para o ES?
O Espírito Santo tem hoje uma grande equipe para disputar qualquer campeonato de âmbito nacional. Somos muito respeitados pelos praticantes dos tradicionais estados que disputam o esporte. Anos anteriores conseguimos alguns títulos importantes, mas a equipe num todo não era homogênea em capacidade de fazer frente às equipes de outros estados, eram nomes salteados que em determinados momentos se destacavam em um campeonato interestadual.

Na sua avaliação, qual seria o melhor botonista do Estado atualmente? E qual será promessa daqui alguns anos no futmesa capixaba?
Num passado recente era mais fácil você destacar o melhor botonista do estado. Vinha logo à tona o nome de Marcos Moscoso. Hoje esta lista é mais extensa, podemos dizer que temos um plantel de primeira linha, com destaque para os atletas da ABC. Temos botonista com uma grande quantidade de títulos estaduais e interestaduais o que demonstra uma excelente competência por muitos na prática do futebol de mesa.
Nota-se hoje que existe um trabalho silencioso desenvolvido por uma quantidade grande de veteranos, que é a de ensinar aos mais novos todas as malicias do futebol de mesa. Esta prática pode ser notada quando verificados que não existe mais jogo ganho antecipadamente e, além de promover uma melhor união e integração entre os praticantes do futebol de mesa, projeta um futuro promissor para o esporte no estado.

Todos pensam em conquistar títulos, qual seria título que você gostaria (e quer) de ganhar? Por quê?
Rodrigo, qualquer título que você conquiste no futebol de mesa é sempre bem vindo. Para ser franco me sentiria muito satisfeito conquistar um título na categoria máster em qualquer torneio interestadual, estaria coroando minha passagem pelo futebol de mesa.


Qual a sua mensagem para quem joga futebol de mesa aqui no Estado?
Que façam do futebol de mesa uma diversão disputada entre amigos que se admiram e se respeitam.


Gostaria de agradecer ao Rubinho por aceitar o convite do Blog Futmesa Capixaba.

0 comentários:

Postar um comentário