Arquibancada

Arquibancada - Marquinho Campeão Sul-Brasileiro 83

Era o Campeonato Sul-Brasileiro de 1983 e estava sendo realizado no antigo Hotel Novotel, localizado na Avenida Adalberto Simão Nader (perto da antiga boate Zoom).

Eu tinha apenas 11 anos e vi a primeira conquista Nacional de Marco Moscoso, na final do torneio contra o Gaúcho Sérgio de Oliveira. O jogo era de cavado e todos estavam em volta daquela mesa única no centro do salão de chão carpetado marrom.

A partida era dura e lá pelo segundo tempo, Marquinho arma uma "porquinha", deixando Sérgio em situação difícil. No lance seguinte, o gaúcho na tentativa de se safar, comete falta, frontal ao seu gol (naquela época, o jogador não tinha a opção de escolher bater a falta em 2 toques como é feito hoje) e Marquinho arma seu jogador para bater a falta direto. Após muita expectativa, Marco converte o gol e sai correndo pelo salão gritando desvairadamente, saltando sobre os cavaletes espalhados ao redor, como se fosse um atleta olímpico, com seu pente na boca (naquela época, Marquinho jogava de pente).

Ao final da partida, enquanto o capixaba vibrava muito, o gaúcho caia em prantos, tendo de ser amparado por seus companheiros. E eu, tão pequeno e vendo tudo aquilo, não sabia que alí estava experimentando pela primeira vez a verdadeira emoção de um jogo de futebol de mesa. Neste mesmo dia, acabei conhecendo também nosso grande jogador Emmanoel Guasti que naquela época, mesmo sendo praticamente um iniciante no esporte, conseguia o 3.º lugar do torneio, jogando com seu velho time preto do Feyenoord.

Marco venceria por mais 3 vezes este torneio Sul-Brasileiro em outras ocasiões posteriores, mas esta conquista com seu time branco de finos anéis pretos, do Botafogo, foi muito marcante... pelo menos para mim.

colaboração: Anderson Silva
-----
Podem enviar a sua história para o e-mail (mktpequeno@hotmail.com) e irei publicar aqui na próxima 4ª-Feira.

0 comentários:

Postar um comentário