A primeira edição de um evento de nível nacional, foi o Campeonato Brasileiro Liso com uma boa estrutura e foi realizada na cidade de Salvador (BA), no ano de 1990 onde 24 botonistas estiveram presentes com os seus times, réguas, bolinhas, estratégias e muita vontade de ganhar.
O Espírito Santo teve a sua delegação representa por Sérgio Abudib, Walter Wash, Jorge Modenese e Leonardo Almeida, apenas esses quatro botonistas capixabas tinham que enfrentar a delegação Baiana que contava com 17 botonistas, Sergipanos sendo representando por 2 atletas e apenas 1 botonista de Pernambucanos.
Neste Campeonato Brasileiro Liso, os três primeiros colocados foram Eduardo Silveira sagrando se campeão, sendo seguido por Roberto Rocha na segunda colocação e completando na terceira colocação Diógenes. Todos esses botonistas eram da delegação baiana, que ainda teve os outros seis botonistas para completar os nove primeiros do Campeonato.
O melhor botonista capixaba foi Sérgio Abudib, 29 anos, teve duas grandes conquistas. A primeira conquista foi terminar o Campeonato ocupando a décima primeira colocação na classificação geral do evento e a segunda grande conquista foi receber uma homenagem com um quadro gentilmente entregue pela Federação Baiana de Futebol de Mesa, por ter feito o primeiro gol do Campeonato Brasileiro Liso contra o pernambucano Fernando, no qual o jogo terminou 4 x 1 para Sérgio.
Parabéns Sérgio Abudib, Leonardo Almeida, Jorge Modenese e Walter Wash por terem representado bem o Espírito Santo no 1º Campeonato Brasileiro Liso, além de abrirem portas para as novas gerações de botonistas capixabas a quererem participar de outros eventos de nível nacional.
Confira abaixo como ficou a classificação do Espírito Santo e homenagem a Sérgio Abudib:
- classificação geral do campeonato -
- homenagem da Federação Baiana pelo 1º gol -
texto e foto: Rodrigo Azevedo / Colaboração: Sérgio Abudib / Revisão: Rosana Colocci
1 comentários:
Errata do Blog! O nosso amigo Rubens, me mandou um e-mail e resolvi colocar aqui para corrigir essa informação que está publicada, ok.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Rodrigo Az,
O primeiro evento nacional de futebol de mesa foi em Salvador no ano de 1970.
A primeira partticipação do Espirito Santo foi em 1978 no Campeonato realizado no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade o Espírito Santo foi representado pelos botonistas - José Maria Feu Rosa, Marien Calixte, e Luiz Brito.
Os primeiros campos que apareceram em terras capixabas foram feitos em 1978 Milton Silva (Miltinho), que foi trazido por José Maria Feu Rosa do Rio após a participação do Campeonato Brasileiro.
O primeiro capixaba a se destacar num campeonato brasileiro foi Leomar Pereira Barreto em 1980 no Campeonato Brasileiro de Pelotas, salvo melhor juizo foi quarto colocado.
Outro que foi pioneiro em resultados positivos foi o Marcos Moscoso no Campeonato Brasileiro de Itapetinga. Devemos registrar que Marquinhos só não conseguiu ser campeão em função da falta de malícia de nossa equipe naquela oprotunidade.
Atualmente m eus arquivos sobre Futebol de Mesa estão meio desorganizados em função de algumas mudanças que estou fazendo em minha residencia. Tão logo tenha oportunidade estarei fornecendo informações mais detalhadas sobre Brasileiro, Sul Brasileiro e Nordestão.
No momento é o que me vem a memória,
abraços
Rubens
Postar um comentário