Entrevista - Sérgio Aboudib

O Blog do Futmesa Capixaba está fazendo a entrevista mensal, e este mês escolhemos o botonista Sergio Aboudib para conversar, nada mais justo ser ele o convidado, porque é o pai do “Ronco do Porco” e Campeão Brasileiro Sênior.

Espero que gostem da entrevista e em breve teremos mais.

Quanto tempo joga futebol de mesa? Qual time de coração e qual seu time de botão?
Jogo desde criança com o meu irmão Rodrigo. No início dos anos 80 comecei a jogar nessa regra. Jogo com vários times, mas os mais importantes foram o Rostock (55/6) e o Brasil 58 (48/7,5) devido aos títulos brasileiros de sênior.


Sua avaliação sobre o futebol de mesa no Estado?
Muito bom em permanente crescimento, especialmente devido ao grande trabalho feito por Rafael na organização.


Qual é o título que você considera o seu “xodó”? E qual você quer ganhar ainda?
O BI devido ao ineditismo, pois é muito raro ganhar seguido dois anos. To em busca do TRI.

Qual a importância de ser BI-Campeão Sênior Brasileiro? O que essa conquista representa para você e o futmesa no Espírito Santo?
Pra mim, algo completamente inesperado. Não estava treinando, devido às mudanças na minha vida pessoal. Viajei prá relaxar e era um franco atirador. Esse título veio confirmar a equipe de sênior do ES como a melhor do Brasil. Temos nomes com Rodrigo, Emmanoel (uma pena que não pode viajar), Moscoso e Leonardo. Com certeza o ES será TRI.

Os outros estados (BA, RJ, PB, RS e outros) vêem o Espírito Santo com muito respeito pelo nível técnico e jogadores que temos. No próximo Norte-Nordeste e Brasileiro Futmesa, podemos dizer que esse respeito vai aumentar e com isso nos colocaríamos entre os favoritos a conquistas?
Não tenho dúvidas. O ES em breve será campeão também na especial, pois temos um time muito forte com Fernando (já ganhou o Nordestão), a família Feliz, Anderson, Gláucio, Rafael, Aloysio e PC. Também ganharemos no Master, com Hélio, Rubens e Abílio. (se Walter jogasse também seria mais fácil - é importante ter equipe). Já ganhamos no infantil e no júnior.

O Ronco do Porco (Informativo) fez sucesso na década de 90, como surgiu essa idéia?
Era mais uma brincadeira prá divertir a moçada. Um jornal de papel prá fazer comentários e notinhas. Foi divertido.

Você gostaria de ter um espaço no Blog para voltar a escrever o Ronco do Porco?
Acho ótimo. O porco vai voltar com suas “tiradas” sem compromisso. Sabendo de ante mão que é só gozação e brincadeira.


Esse é o segundo ano consecutivo de Campeonato ABC com duas divisões, qual o ponto positivo e negativo dessa fórmula de disputa?
Acho ótimo pois tem emoção o tempo inteiro, sendo o campeonato mais curto. Fica sempre a brincadeira de quem vai “cair” e quem vai “subir”.


Faltando algumas rodadas para terminar a Série A – Campeonato ABC – você acredita que pode conquistar o título ou já está praticamente decidido?
Com certeza não ganharei. O título está entre Fernando, Tiago e Anderson. Estou aproveitando os meus jogos que faltam prá definir qual time que jogará ano que vem pois o Rostock foi prá caixa e o Brasil 58 também se aposentou. Não serei campeão e também não “cairei”.

Qual a sua mensagem para quem joga futebol de mesa aqui no Estado?
Nunca desista e nem pare de jogar, pois antes de tudo isso faz bem ao coração. Todos podem ganhar, pois se eu, que não sou nenhum fenômeno ganhei dois títulos brasileiros, qualquer um pode ganhar. Tenha calma, pois o jogo nunca tá perdido. Começei esse campeonato brasileiro tomando uma coça de Zezeca (baiano que eu tinha ganho no Rio). Pensei comigo “agora tenho que ganhar os dois jogos”. Ganhei. Na segunda fase peguei um grupo difícil. Carlos-RN (campeão nordestão em 2007 em uma final comigo, onde ele empatou o jogo faltando 5min, em um chute que bateu no goleiro e voltou) e Givaldo-BA (atual campeão baiano sênior). Pensei comigo “agora eu volto prá casa”. Ganhei os dois jogos de virada 2 a 1. Daí prá frente, mata-mata. Precisa ter também um bocadinho de sorte, “estar no seu dia”. Mas acima de tudo, jogar feliz, com calma, sem brigar, muito menos com os amigos.

Queria ao final agradecer a oportunidade de ter participado desse blog, e parabenizar o nosso Rodrigo Az por essa iniciativa, que tem trazido muito charme ao nosso esporte

Gostaria de agradecer ao Sérgio por aceitar o convite do Blog Futmesa Capixaba.

1 comentários:

Anderson Silva disse...

rodrigao, muito legal mais esta entrevista de seu blog. Mas eu gostaria de pedir a voce que, por gentileza, guarde muito bem guardado todas estas emtrevistas, pois ja estou amadurecendo faz tempo a ideia de escrever um livro sobre o futmesa capixaba. E estas entrevistas sao informacoes importantisssimas para o que quero fazer. Guarde-as com carinho, ok? abraco

Postar um comentário