Arquibancada Especial

HISTÓRIAS NÃO CONTADAS NO FUTMESA

Era lá pelos anos de 1984, estava eu jogando uma partida pelo campeonato interno da AFMA, quando eu lancei uma bola para o meu ponta direita, bola de cara, o adversário veio quebrar a bola no meu botão para ganhar o lateral, errou a bola passou pelo lado do meu botão bateu na tabela lateral da mesa, desarrumou toda a jogada espalhando botão para todos os lados, foi uma verdadeira confusão, aí entra em cena o juiz para arrumar toda aquela confusão e o fez: colocou a bola na ponta direita o meu botão no meio da mesa (situação inversa a que estava), perguntei ao mesmo, não está arrumado errado? Ele respondeu, sou o juiz, e é assim que vai ficar arrumado, o meu adversário calou-se e aí o Batatinha só faltou chutar a mesa, tava perdendo de 1X0, e assim terminou a partida, me desclassifiquei para a fase seguinte.

Fui para casa, irado, revoltado, etc. etc., aí veio à grande idéia, para acabar com esse tipo de transtorno. O Presidente da AFMA, era o grande e eterno Presidente Vilno, fiz uma solicitação de destruir uma mesa, a pior que tinha na sede, é claro! Fui autorizado. E o fiz, arranquei as tabelas laterais da mesa, coloquei uma redinha em volta dela, confeccionada por mim e a minha esposa Malu, começamos a jogar nesta sofrida mesa para fazermos os testes de aprovação ou condenação, ocorreu que todos queriam jogar nela, mas tinha um detalhe, ela não deslizava bem, era meio empenada, vieram as solicitações de transformar outras mesas melhores e assim o fiz e ficamos jogando somente com redinhas nas nossas mesas.

Convidei o Eterno Presidente da Federação Baiana, Roberto Dartanhã, para mostrar o nosso projeto já em execução e sucesso interno, Roberto veio exclusivamente para verificar a novidade, aprovou de imediato e já foi solicitando oito redinhas para serem lançadas no torneio que ficou na história “Master de Futebol de Mesa” no Hotel Meridiam, em Salvador, quem participou não esquece jamais.

Fiz o possível para dar conta da encomenda, trabalhava eu e a Malu, até tarde da noite, pois trabalhava o dia todo e à noite era que ia para o desafio, só tive condições de preparar quatro, mandei para o grande Roberto Dartanhã, que preparou para o evento quatro com redinha e as outras quatro de tabela normal.

Aí vem a parte mais engraçada, eram mais ou menos 32 participantes de todo Brasil, quando chegaram no salão de jogos, faziam cara feia, olhavam com cara de critica dentre outras observações, quando do inicio da primeira rodada, lembro muito bem de um gaúcho, fazendo o seguinte comentário: Eu não quero jogar nessas mesas com a redinha. Mas, pela força que o Roberto tinha, terminou convencendo a se jogar também naquelas mesas “danificadas”. Na segunda rodada a situação se inverteu, ninguém queria mais jogar nas mesas com tabela lateral, o torneio terminou as fases finais sendo jogadas nas mesas danificadas pelas redinhas e o grande Campeão do primeiro e único torneio Master de Futebol de Mesa foi o grande botonista Uorton do Rio Grande Norte. Daí em diante o Brasil passou a praticar o futmesa com as redinhas Batatonicas.

Ai fica a mensagem para todos nós: Não fique estático esperando acontecer, faça também a sua parte. Criador BATATINHA e a sua REDINHA BATATÔNICA.


Abraços a todos – Cezar Carvalho de Oliveira – Batatinha.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Colaboração: Rodolfo Feliz

0 comentários:

Postar um comentário