Entrevista - Rodrigo Aboudib


O Blog do Futmesa Capixaba está fazendo voltando a fazer entrevista mensal, e este mês escolhemos o botonista Rodrigo Aboudib para conversar, contar um pouco da sua bela história no futebol de mesa do Espírito Santo e nacional e fazendo com que o seu futebol de mesa venha crescendo a cada ano.

Quanto tempo joga futebol de mesa? Qual time de coração e qual seu time de botão?
- Jogo desde a infância. Começamos em Alfredo Chaves, depois na ladeira São Bento, depois na famosa Rua 23 de maio e desde 1981 na Regra Baiana. Joguei na ACFM, depois na AFUMEV e atualmente na ABC. Sou flamenguista. No futebol de mesa jogo com o Benfica.

Atualmente você tem quantos times de botão?
- Tenho 2 Benficas, que ganhei de Leonardo,  2 Manchester, 1 Racing, 1 PSG, 1 Juventus, 1 Sevilha  e 1 Real Betis. Ganhei 1 Internacional de Fernando e 1 Rio Branco de Aloysio.

Sua avaliação sobre o futebol de mesa no Estado?
- Praticamos um futebol de mesa de muita qualidade com uma escola que se caracteriza pela ofensividade. Também somos fruto do trabalho de pessoas com Rubens, Modenesi, Rafael e Rodolfo que se dedicaram ao esporte. Se mantivermos a nossa organização, os frutos continuarão a chegar.

Sua expectativa para o Campeonato de Inverno 2012 e sua avaliação do Campeonato de Verão 2012?
- O torneio de Verão foi de muita qualidade e o de Inverno, com certeza, também o será. Cada jogo é uma decisão. Outra atividade que muito contribui são os campeonatos de etapas que se realizam aos sábados.

Qual a importância de ser Campeão Sênior no Centro-Sul 2012? O que essa conquista representa para você e o futmesa no Espírito Santo?
- Ah, eu estou muito feliz com esse título, especialmente porque foi a terceira final seguida que eu disputava, e perdi as duas primeiras. Na verdade foi a sétima final de importância em minha trajetória, e esse título foi o terceiro. Com esses quatro vices eu já estava me sentindo um pouco vascaíno... Quanto ao título para o Sênior do estado, não foi muita novidade. A nossa equipe é muito forte e sempre tem chegado, especialmente, porque nossa equipe é uma equipe que treina com a equipe Especial da ABC.

Qual a partida mais emocionante que você realizou no Centro Sul 2012? Lembra o placar e botonista adversário?
- A partida final contra Crosa do RS, onde venci por 1x0 será sempre lembrada.  A semi-final contra Emmanoel, um adversário histórico, foi um espetáculo.

Desses três torneios nacionais (Nordestão, Centro-Sul e Brasileiro) qual desses você considera o mais importante e porque?
- Sempre falei que o Nordestão tinha o nível técnico mais alto. Esse ano perdi a final para Zezeca por 1x0, sendo que no Brasileiro do ano passado o venci nas quartas de final por 4x0, ainda no primeiro tempo. Acho, que com a chegada do pessoal do Rio e especialmente dos gaúchos, o Brasileiro volta a ter a sua maior importância.

Qual é o título que você considera o seu “xodó”? E qual você quer ganhar ainda?
- Com certeza o de Campeão Brasileiro de 1988 em Natal no RN, tendo jogado com o baiano famoso Jomar Moura, já falecido, com Hosaná na semifinal e com Arnaldo Szpiro na final, que ganhei nos pênaltis. O que faltou foi ter perdido nos pênaltis a final do Brasileiro Especial de 1997 em Aracajú para Hamilton da Bahia. Nesse jogo, com um time pequeno, o Paris Saint-Germain, o último lance foi um chute a gol que perdi. Tem um título muito importante que ainda não ganhei que é o Campeonato de pontos corridos da ABC.

O Futmesa Capixaba tem dois prêmios (Prêmio Artilheiro do Blog - Ninibin e Ranking do Blog - Ninibin), qual desses você busca em ganhar?
- Todos os dois. O artilheiro sempre foi um sonho remoto, pois meu chute a gol nunca foi o meu forte, contudo, com treinamento estou melhorando. Será uma grata surpresa se ganhá-lo.

Qual a sua mensagem para quem joga futebol de mesa aqui no Estado?
- Eu sou apaixonado pelo esporte. Entendo que nada se assemelha tanto à própria vida como o futebol de mesa. Por exemplo, todos sabem que somente com um material adequado, como times, réguas, campos e bolas podem imaginar ganhar um confronto. Também na vida sem ferramentas apropriadas, não ousamos enfrentar o dia a dia. E o que dizer da escolha do nosso posicionamento em campo? Se atacamos, ou defendemos. Também na vida, essa decisão é imperiosa para definirmos os nossos resultados. Também tem outra coisa fundamental quando decidimos por uma jogada, nós anteriormente visualizamos essa possibilidade. Isso só acontece em razão de nossa experiência. E na vida, não é a mesma coisa? Quantas vezes decidimos por um caminho, por já ter andando por aquelas veredas... E a sorte? Aquela bola que rola, ou bate na trave e no goleiro? E na vida, o fato de estar no local e na hora correta? Tem ainda a qualidade técnica, que é um dom. Tem ainda o treinamento e a dedicação, sempre necessários se queremos jogar em alto nível. Ou seja toda essa mistura é que confere esse encantamento. Finalizo parabenizando ao Blog Futmesa Capixaba, por ser essa ferramenta maravilhosa, que é, para o nosso esporte.

Gostaria de agradecer ao Rodrigo por aceitar o convite do Blog Futmesa Capixaba.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amigos Capixabas pela divulgação do esporte na net. Parabéns Rodrigo pela bela entrevista serena e objetiva e com um teor emocional nas entrelinhas que só os mais experintes nesse esporte conseguirá ler. Sou testemunha de duas das finais citadas (Natal/88) e (Rio/2012). Achei um primôr as considerações finais, pois uso muito tb as experiências da vida no FUTMESA e vice-versa. Acrescentaria só a importância e o deleite de podermos praticar este esporte com um irmão que tb joga em ótimo nível, ah, isso só sabe quem tem...
Abraço,
Flávio Lisa.

Rodolfo disse...

Muito bem dito Flavinho! Parabéns a Rodrigo pela entrevista!!!

Postar um comentário